crianças em um condomínio

 

Ter um sistema de aquecimento para a piscina do condomínio é garantia de lazer e bem estar para todos os moradores, uma vez que torna seu uso agradável e frequente (piscinas sem aquecimento costumam ter utilização muito baixa) pelos condôminos. Isso, não só aumenta a satisfação dos condôminos pelo uso em si, mas também pela valorização do imóvel. No entanto, é imprescindível avaliar o melhor recurso para aquecimento principalmente pelos custos mensais e benefícios ambientais.

A opção mais comum hoje em dia é o aquecimento a gás, por historicamente ter sido mais difundido na sociedade, principalmente pelas distribuidoras concessionárias, porém apresenta o maior custo se comparado a outras fontes de aquecimento como o solar e bomba de calor. Considerando custo financeiro, impacto ambiental e viabilidade técnica, há 2 opções melhores que o gás e que devem ser avaliadas por qualquer condomínio (de imediato, por ser até rentável – ou seja, em pouco tempo o investimento necessário é superado pela economia de custo):

 

Aquecimento Solar – A melhor fonte energética

 

 

Vantagens

  • Possui o menor custo operacional visto que consome energia elétrica apenas para a motobomba. Retorno do investimento estimado médio é de 1,5 anos
  • Gera o menor impacto ambiental dentre todas as fontes energéticas

Desvantagens

  • Requer uma área ensolarada aproximadamente igual à área da piscina
  • Em dias nublados e no inverno, precisa de outra fonte de energia para manter a temperatura da água

 

Trocador de Calor – A melhor alternativa ao solar, com viabilidade garantida e baixo custo

 

condomínio com trocador de calor

 

Vantagens

  • Possui baixo consumo de energia comparado a produção de calor. Uma bomba de calor consome apenas 1kWh para cada 6kWh entregues para o aquecimento da água, o que resulta em uma economia de 75% do consumo de energia elétrica em relação ao gás propano e 55% de economia em relação ao gás natural, levando a uma estimativa média de retorno do investimento de 2 anos
  • Cerca 80% de sua fonte de energia provêm do ar ambiente, sendo também uma fonte limpa e renovável
  • Pode ser instalada em área aberta como no jardim, etc. e ocupa apenas uma área de 2,0 m² 

Desvantagens

  • Em período de inverno rigoroso com temperatura ambiente abaixo de 10°C seu funcionamento é interrompido visto que ela não pode aproveitar a energia do ar ambiente.

 

Qual a importância da consultoria técnica no projeto?

 

 

A escolha de uma solução que contemple a consultoria técnica de um engenheiro especialista é extremamente recomendada, pois será possível: a) uma avaliação real do sistema atual e/ou a necessidade do novo, b) estudo de inserção para definição da melhor tecnologia a ser implantada e c) cálculo da demanda efetivamente esperada de consumo energético. Com isso, você garantirá um sistema com os seguintes benefícios:

  • Sistema realmente eficaz e eficiente, produzindo o calor esperado e com o menor custo operacional. Muitos sistemas mal planejados acabam por usar mais energia e de fontes mais caras, ou mesmo não gerar o resultado esperado;
  • Maior durabilidade do sistema, pois o dimensionamento e planejamento da instalação corretos garantem a vida útil dos equipamentos;
  • Toda documentação de projeto e planejamento garantem uma instalação bem executada e futuras manutenções adequadas.

 

Como contratar uma empresa confiável para fornecer a solução?

 

Para obter uma agradável experiência de compra e o resultado esperado com o produto adquirido, é fundamental que se encontre uma boa empresa que realize um bom atendimento do início ao fim do processo (clique aqui para mais informações sobre a importância da reputação da empresa), e seja responsável com seus compromissos e com a satisfação do cliente. Para isso, recomenda-se que seja feita uma pesquisa da reputação da empresa da qual se considera adquirir o sistema.

Uma das principais e mais rápidas formas de buscar sobre reputação é no Google. Busque no Google pelo nome da empresa e ao lado direito estará localizado um campo do Google Maps onde é possível encontrar a nota e os comentários que clientes anteriores deixaram. Coloque atenção na quantidade de comentários e em como foi a experiência do cliente. Quanto maior a nota, melhor deverá ser o serviço da empresa e quanto maior o número de comentários, mais confiável é a nota média.

 

Conclusão

 

Avaliados os pontos acima, seu condomínio (se ainda aquece as piscinas a gás como fonte principal) certamente estará apto a realizar uma ótima decisão para reduzir custos e impacto ambiental, melhorando a vida dos moradores e contribuindo com toda a sociedade.

 Aqui na Solarbraz prezamos pela excelência no atendimento ao cliente e nos colocamos à disposição para atendê-lo. Se você é morador, indique esse artigo ao síndico ou, se é síndico, entre em contato!