pessoa mexendo no celular

 

Quando uma pessoa compra algum produto ou serviço, principalmente de alto valor e longo tempo de uso, o que ela de fato está comprando é a probabilidade de que a empresa cumpra suas promessas quanto à experiência de compra (incluindo pós-venda), a qualidade do serviço e a durabilidade do produto. Isso acontece uma vez que a pessoa compra (e provavelmente também paga) antes de colher esses benefícios e, como não se pode prever o futuro (se você tem essa incrível habilidade, esse post não foi escrito para você rs), existe a possibilidade de experiência e qualidade não ocorrerem conforme o prometido pela empresa.

Dessa forma, é muito comum que clientes busquem variadas formas de aumentar a segurança de que as promessas da empresa serão cumpridas. Naturalmente, a fonte com maior potencial de representar a credibilidade da empresa é a opinião de outros clientes, uma vez que estes já viveram o que o novo comprador está buscando e estando na mesma posição na relação comercial, e eles também geralmente têm uma opinião isenta por não se beneficiar de outras vendas da empresa.

Com o exponencial crescimento do acesso à internet e das redes sociais, a busca pela opinião de outros clientes se tornou muito mais acessível. Portanto, muitos especialistas costumam dizer que vivemos na “Era da Reputação”, visto que a credibilidade se tornou a fonte mais importante de conhecimento de um produto/serviço para os clientes e, consequentemente, um dos principais patrimônios de uma empresa.

Na compra de uma solução de aquecimento de água, a situação não é diferente, especialmente por se tratar de produtos de alto valor e longo tempo de uso, e serviço de instalação tecnicamente específico (precisa ser executado por especialistas). Por isso, reunimos aqui 3 motivos principais para você não deixar de avaliar a reputação da empresa que pretende contratar.

 

1 – Dimensionamento adequado

 

 

Como o cliente geralmente não conhece a relação entre o dimensionamento de um sistema (quantidade, tamanho e especificações técnicas dos produtos que compõem o sistema) e o benefício de aquecimento de água que ele está buscando, dificilmente conseguirá identificar se um sistema realmente vai fornecer o aquecimento adequado para o seu perfil de consumo de água quente. Portanto, existe o risco de a empresa fornecer um sistema subdimensionado para que possa vencer a concorrência com orçamento mais barato sendo que, no entanto, o sistema será menos eficiente por, apesar de ser mais barato, depender mais de fonte complementar de energia (elétrica ou gás), e tornar o custo futuro energético mais alto.

Esse tipo de prática é relativamente comum nesse mercado pois dificilmente o cliente conseguirá no futuro fazer a conta efetiva de quanto teria economizado com um sistema adequado. Dessa forma, a reputação da empresa se mostra fundamental para a credibilidade da solução e orçamento ofertados.

 

2 – Qualidade da instalação

 

Uma instalação bem feita é fundamental para o desempenho e a durabilidade do sistema. Para isso, é fundamental que a empresa possua em sua equipe (ou parceiros) instaladores experientes e com formação técnica adequada. A visita técnica durante o processo de compra é uma ótima oportunidade para observar o respeito, capricho e seriedade da equipe de instalação, mas analisar a reputação da empresa ainda é essencial, visto que clientes satisfeitos são o mais forte indício de bons serviços de instalação.

 

3 – Cumprimento da garantia e pós-venda

 

O acionamento da garantia dos produtos, apesar de ser responsabilidade dos fabricantes, provavelmente será intermediado pela empresa que vendeu o sistema. Caso seu produto necessite de alguma troca ou manutenção, você certamente vai desejar a solução que te cause o menor esforço (ou transtorno) e solução efetiva do problema. Nesse momento, será fundamental que a empresa que te vendeu o sistema tenha um pronto atendimento, saiba comunicar com clareza a divisão de responsabilidades e busque uma solução satisfatória para todas as partes. Neste ponto, a qualidade do atendimento de diferentes empresas varia muito, provando-se fundamental ter adquirido com uma empresa responsável.

 

Como buscar sobre a reputação da empresa?

 

Aqui na Solarbraz, além de trabalharmos sempre com foco na satisfação do cliente, sabemos da importância para a decisão do cliente de conhecer a opinião dos nossos clientes e, portanto, pedimos a todos os nossos clientes para, ao final do processo de compra, nos avaliarem em uma plataforma pública e respeitada: o Google Review (você pode conferir clicando aqui).

Você pode buscar a avaliação de qualquer empresa buscando no Google pelo nome da empresa e ao lado direito estará localizado um campo do Google Maps onde é possível encontrar a nota e os comentários que clientes anteriores deixaram. Coloque atenção na quantidade de comentários e em como foi a experiência do cliente. Quanto maior a nota, melhor deverá ser o serviço da empresa e quanto maior o número de comentários, mais confiável é a nota média.

 

 

Aqui na Solarbraz prezamos pela excelência no atendimento ao cliente e nos colocamos à disposição para atendê-lo. Entre em contato!