Muito tem se falado sobre energia solar nos últimos anos. Dentre as tecnologias existentes, o sistema de aquecimento solar de água tem se provado a mais eficaz e eficiente para o uso residencial, uma vez que requer investimento menor e proporciona um retorno mais rápido do investimento através da economia no custo com energia para o aquecimento.

No entanto, dado que existem diferentes tipos de uso, empresas, formas de adquirir e instalar, é fundamental cumprir alguns passos para uma boa compra. Portanto, para ajudá-lo a tomar a melhor decisão, reunimos aqui as principais coisas que você precisa saber antes de comprar seu sistema de aquecimento.

 

1 – Entenda os usos e benefícios do sistema

 

Para uma residência, o aquecimento solar de água tem como usos principais banho e piscina. Para cada uso, os sistemas são distintos pela forma de armazenamento, sistema hidráulico e temperatura alvo.

Com o uso desses sistemas, gera-se como principais benefícios:

  1. Economia financeira pela drástica redução do custo de energia (mais de 70%) de outras fontes. Com essa economia, estima-se um período médio de retorno do valor investido entre 3 e 4 anos, o que torna bastante rentável o investimento, uma vez que a vida útil do produto pode superar 25 anos;
  2. Redução do impacto ambiental pela substituição do consumo de outras fontes energéticas pela fonte solar. Estima-se que para cada residência com aquecimento solar de água instalado, deixa-se de inundar mais de 300m² para geração de energia elétrica e poupa-se mais de 400m³ de gás natural.

 

2 – Pesquise a reputação da empresa

 

Para obter uma agradável experiência de compra e o resultado esperado com o produto adquirido, é fundamental que se encontre uma boa empresa que realize um bom atendimento do início ao fim do processo, e seja responsável com seus compromissos e com a satisfação do cliente. Para isso, recomenda-se que seja feita uma pesquisa da reputação da empresa da qual se considera adquirir o sistema.

Uma das principais e mais rápidas formas de buscar sobre reputação é no Google. Busque no Google pelo nome da empresa e ao lado direito estará localizado um campo do Google Maps onde é possível encontrar a nota e os comentários que clientes anteriores deixaram. Coloque atenção na quantidade de comentários e em como foi a experiência do cliente. Quanto maior a nota, melhor deverá ser o serviço da empresa e quanto maior o número de comentários, mais confiável as informações se tornam.

 

 

3 – Avalie o profissionalismo do instalador durante a visita

 

A instalação é um processo que demanda conhecimento e experiência, por isso, para evitar problemas e atingir o resultado esperado, é necessário analisar o instalador. A visita técnica é uma ótima oportunidade para observar o respeito, capricho, seriedade e experiência que ele tem sobre o assunto.

 

Conclusão

 

Avaliando esses 3 pontos, você certamente estará apto a realizar uma melhor decisão de compra para um sistema de aquecimento solar de água. Aqui na Solarbraz prezamos pela excelência no atendimento ao cliente e nos colocamos à disposição para atendê-lo. Entre em contato!